encontram-me aqui

flickr
tanya.ruivo@gmail.com

8.5.09

6 e 7 de maio - arcachon e a duna

despedimo-nos da senhora portuguesa sempre com grandes agradecimentos a acompanhar! fizemo-nos à estrada, ou melhor, à pista para bicicletas! frança está bem preparada para as bicicletas, o que torna a condução mais agradável, sem carros a passar perto de nós. foi uma viagem fácil de fazer. sinto-me bastante bem a pedalar em frança, bem melhor que em espanha até. agrada-me mais as casas de cá, os jardins, as pistas para as bicicletas… almoçamos em sanguinet, com vista para o grande lago. altura para trocar as sapatilhas pelas sandálias. que sítio lindo e calmo! meia dúzia de casas em frente ao lago. uma família a fazer praia e outra família numa auto-caravana. achamos o sítio ideal para almoçar a apanhar um pouco de sol e por pouco o rafael não foi dar um mergulho! foi difícil sair do banco de madeira… estava calor e começávamos a ficar com o corpo mole. mas tínhamos um destino, onde a sylvie esperava por nós!

o caminho começou a tornar-se maçador… tínhamos à nossa frente uma enorme recta! os kms custavam a passar, o sol queimava, que caminho monótono! apareceu uma curva e de novo uma grande recta! é bastante complicado andar de bicicleta num caminho monótono…

finalmente chegamos a la teste de buch, onde iríamos ter à casa da sylvie, que foi bastante complicado encontrar… não tem nada para ver de interessante em la teste de buch, mas passamos duas noites. Isso, por a sylvie ser uma senhora muito interessante e simpática. professora de história e geografia que viaja para muitos sítios. a sua casa é muito acolhedora com postais de vários países na cozinha, fotografias nas paredes, uma mistura de decoração de diferentes países, uma casa despreocupada, como disse o rafael, com um pequeno jardim e um gato lindo e grande! preferimos ficar a descansar e a conversar e aproveitar o dia seguinte para passear e ir até arcachon. aproveitamos o calor para jantar no jardim e acompanhamos o jantar uma conversa interessante, sobre viagens, sobre nós, sobre filmes, música… e hora de ir para a cama.

dia 7, saímos de bicicleta, desta vez bem mais leves, e fomos até pyla-sur-mer, ver a maior duna da europa! 117 metros de altura e 3 kms de distância! no topo da duna, que subíamos pelas escadas, a vista era linda! o mar de um lado e floresta do outro! o tempo mudou muito de um dia para o outro… deixamos de ter o sol do dia anterior, que seria perfeito para este dia. o tempo estava escuro e não nos deixava ver mais longe e com nitidez… mas soube bem estar na maior duna da europa! e soube bem descê-la! um pouco com medo de me aleijar, ia descendo em passos largos pela areia e depressa cheguei lá a baixo… se não custasse subir, teria vontade de voltar a descê-la! mas foi coisa que não fiz!

vista a duna, fomos até arcachon. lá existe a cidade de inverno e a cidade de verão. a de inverno fica mais no topo e agradou-me bastante! todas as casas tem um nome de algum conhecido, e soubemos depois que é típico aqui dar-se nomes às casas. descemos até a cidade do verão, onde é bem mais turístico, pois é praia! foi difícil arranjar sítio para almoçar, os preços sobem bastante e comida vegetariana é difícil de encontrar… ficamos pelo panini de 3 queijos e tomate e como sobremesa, um crepe de nutella!

de volta a casa e com essa brincadeira, fizemos 43 km… cheguei a casa bastante cansada, neste dia que seria de descanso e de visita ao sítio… voltamos a jantar com a sylvie, trocamos algumas músicas francesas, e ainda recebi um livro de uma escritora francesa, marguerite duras. merci sylvie!

Nenhum comentário:

hum... que bom

pedaços de mim