encontram-me aqui

flickr
tanya.ruivo@gmail.com

8.5.09

5 de maio - perder a vergonha

a nossa vontade era ficar mais um dia, mas achamos por bem partir. mais uma vez não tínhamos sítio para ficar mas queríamos fazer o máximo de kms possíveis! o sobe e desce transformou-se num terreno plano. o problema dos terrenos planos é que os kms parece que não passam e eu, que ando mais devagar que o rafael, tenho dificuldade em ultrapassar os 20 kms/h. parece que se sente mais o peso da bicicleta e quando apanhamos uma recta enorme… que monótono!

íamos acumulando kms e paramos para comer qualquer coisinha em vieux-boucau-les-bain, e apaixonamo-nos pelo sítio. muito calmo, mesmo muito calmo, com um grande lago de água salgada, com umas casinhas à volta. não tinha grande coisa, mas ficar sentados no banco a apanhar sol e a olhar para o lago… soube tão bem! próxima paragem foi em st. girons, onde almoçamos. o sol estava quente e como era bastante cedo e não tínhamos pressa, deitamo-nos no alcatrão e deixamos que a moleza se entranhasse nos nossos corpos. para um rapaz de bicicleta com uma caixa atrás. acordei com o rafael a dizer que ele devia vender gelados! abri os olhos e fiquei com vontade de comer um! não ia ser ali que iria comer, pois ele não estava a vender gelados, mas sim a viajar como nós, mas numa bicicleta bem diferente. ele não dizia asneiras em pensamentos quando aparecia uma subida pois a caixa que tinha atrás, tinha um painel solar! com a ajuda do sol a bicicleta, sem poluir, dava-lhe uma boa ajuda! assim ele podia ir mais carregado com coisas e coisinhas nas gavetas que a caixa tinha! trocamos algumas palavras, assim como endereços na internet.

sem gelado, retomamos o caminho, esse bastante diferente! fomos pela pista para bicicletas que fica no meio da floresta! que lindo! mas já estava muito cansada! chegamos a uma pequena terrinha mas decidimos não ficar lá… não tinha multibanco e estava a ser difícil arranjar sítio para dormir… decidimos fazer uns quantos kms até mimizan… já me doia tudo! chegamos a mimizan com 114kms feitos… claro que tinha de doer tudo! claro que estava com cara de miserável e de sofrimento, como dizia o rafael.

desafio: arranjar sítio para dormir sem gastar dinheiro! pensamos em pedir às pessoas para podermos acampar nos seus jardins. aqui as casas são como eu gosto! um grande terreno e à volta cheio de relva, muito simples, com pouca coisa! foi difícil arranjar coragem para pedir à primeira pessoa que vimos… antes fomos espreitar o parque de campismo mas já se encontrava fechado, depois decidi arranjar coragem! o mais difícil era sair o “ bonjours” da boca, mas quando esse saiu, o resto do texto saia atrás! não tivemos sorte nas primeiras pessoas… já estávamos na direcção do próximo parque de campismo, mas esse de 4 estrelas… mas sempre com esperanças de encontrar uma alma caridosa! mais uma tentativa… eram miúdos e foram chamar o pai. novamente o discurso, que somos um casal português que viajamos de bicicleta, e blá blá blá… “ a ultima casa desta rua, mora uma família de portugueses”. há sempre portugueses em todo o lado! temos de arranjar uma bandeira portuguesa, pois pode ser muito útil! a miúda foi connosco mostrar a casa mas eles não estavam… ficamos à espera. finalmente chegaram e a miúda já tinha mandado uma mensagem a avisar. não foi difícil convencê-los! de braços abertos eles acolheram-nos e não nos deixaram ficar no jardim mas sim dentro de casa e com direito a um banho!

de mimizan pouco vimos, apenas a fabiana, uma miúda de 7 anos que problemas em falar, não tinha! foi a nossa anfitriã; o senhor pedro, o pai, de coimbra que trouxe a família para frança. fez tudo para nos sentirmos bem na sua humilde casa; a maria, a mãe, de aveiro, senhora com muita energia e boa disposição, que se não fossemos vegetarianos, tínhamos comido bacalhau que ela cozinhou; o cunhado, que nos explicou o caminho que iríamos fazer no dia seguinte, deu-nos alguns pontos de interesse para vermos e a tatiana, a outra filha de 16 anos que nos tratava por senhora e senhor… foi essa a nossa experiência de mimizan! preferimos ficar sentados à mesa, na conversa, a descansar. sabe bem descansar depois de termos feito 114kms!

Nenhum comentário:

hum... que bom

pedaços de mim