encontram-me aqui

flickr
tanya.ruivo@gmail.com

25.6.09

últimos dias na bélgica

ai... às vezes fico a pensar se devo continuar a escrever sobre a viagem, já que temos um blogue que se encarrega disso... mas sinto que me faz bem ter uma certa responsabilidade e obrigar-me a escrever. não quero estender-me tanto nos textos, nem falar da história das cidades, pois isso já o rafael o faz. apenas quero recordar os nossos dias com a minha linguagem, e temos sempre coisas diferentes para contar... é também uma forma de mais tarde recordar e lembrar-me desta viagem. mas há dias que fico com vontade de deixar de escrever... mas se deixo, fico triste... então vou deixar de me lamentar e escrever os dias que passaram e que foram muito bem passados! saímos de leuven e fomos até beerse, onde ficamos em casa de um casal vareiro. é bom quando nos sentimos bem numa casa onde o português reina! foi bom ouvir as conversas dos vareiros: "lembraste do fulano? irmão do primo do sicrano", pois eu não sou vareira e não conheço assim tanta gente para entrar na conversa. a esmeralda levou-nos a conhecer baarle e eindhoven na holanda e turnhout na bélgica. na última noite, saímos à rua e fomos ter com os vizinhos. eles têm o hábito de se juntarem na rua quando está bom tempo. nessa noite, era uma noite especial. o vizinho fazia 50 anos e fazer 50 é muito importante! a casa do aniversariante é enfeitada sem que esse se aperceba. é bom ver esses diferentes hábitos! depois de sermos muito bem tratados saímos de beerse em direcção a antuérpia e mais uma vez fomos bem recebidos e mais uma vez falávamos português todos juntos! quem nos esperava era a célia e o steven. ambos conhecemos a célia de diferentes alturas. o rafael há uns 10 anos, eu há uns dois anos. conhecia através do teatro regional da serra do montemuro, onde ambas trabalhamos como actriz - ela primeiro e depois foi a minha vez - mas apenas nos cumprimentamos... foi preciso ir até antuérpia para a conhecer! antuérpia estranha-se quando se chega mas entranha-se quando começamos a passear-nos por ela! gostamos tanto que ficamos 5 dias! e gostamos tanto da célia e do steven que a esses 5 dias podíamos ter somado mais 5 que não nós iríamos fartar! é um casal 5 estrelas! as horas passavam e a conversa continuava!

foi impossível sair mais cedo de antuérpia! num dos dias, pegamos nas bicicletas e a célia mostrou-nos com outros olhos, a cidade, de dia e de noite. os cafés são como eu gosto! dava vontade de entrar em todos! à noite, o porto, é bonito de se ver! parece uma enorme cidade lá ao fundo! no domingo saímos os 4! finalmente o steven não trabalhava. fomos visitar uma fundação, onde os artistas expõem as suas obras, fazem residências artísticas, instalações, exposições temporárias... os artistas não são pagos, apenas usufruem de um espaço para trabalhar e para as suas obras. tínhamos muito para ver lá mas o cansaço falava mais alto, o que não nos possibilitou ver tudo... mais uma voltinha de carro e paramos em doel. impressionante! uma cidade fantasma com mais de metade das casas desabitadas. fica no meio do porto e da grande central nuclear. que imagem! muitos dos habitantes não aceitaram sair das suas casas, mesmo recebendo mais dinheiro do que o valor real da casa, ajuda para arranjar uma nova e ajuda para arranjar novo emprego. continuam a viver entre os dois monstros e rodeados de casas vazias que começam a serem comidas pela vegetação... assim essa terrinha passou a ser um ponto turístico mesmo que isso não agrade ao resto da população. e assim passamos os 5 dias, muita conversa, grandes passeios a pé ou de bicicleta, descobrir cafés onde sabe bem estar... e com um casal fantástico, que adoramos estar e que queremos voltar a encontrar, pois antuérpia é para voltar um dia!
só falta dizer que foi a caminho de antuérpia que os 3.000 kms foram feitos! que doidos!

Nenhum comentário:

hum... que bom

pedaços de mim