encontram-me aqui

flickr
tanya.ruivo@gmail.com

11.6.09

últimos dias em frança

está a ser difícil sentar em frente ao computador e escrever os meus dias... e sei que não vou conseguir escrever com pormenor todas as nossas aventuras e tudo o que os meus olhos viram, mas vou tentar escrever qualquer coisa, depois desta fugida da cozinha, onde deixei o rafael a cozinhar e a conversar com a serena.
os dias em valenciennes foram de absoluto descanso! não tínhamos vontade se sair de casa, as ruas não nos ofereciam muita coisa para ver... preferimos pôr as roupas a lavar (finalmente na máquina de lavar!) e passávamos as tardes em frente ao computador. o primo do rafael, o pedro peralta, encheu o frigorífico e não conseguimos comer tudo... fomos obrigados a levar alguma coisa para a viagem! numa das noites, decidimos ir tomar café a bruxelas... tínhamos a bélgica ali tão perto! o que vale a pena ver, é a grande praça. é realmente muito bonita! os nossos olhos perdem-se... o pedro insistiu em mostrar-nos a tão famosa estátua da criança a segurar a sua pilinha e a fazer o seu xixizinho... esta estátua é famosa porque dizem que foi uma criança, ao fazer o seu xixizinho apagou o fogo e salvou bruxelas de um grande incêndio! mas encontrar a estátua não é assim tão simples... podemos passar por ela sem nos apercebermos da sua existência. é realmente pequena! mas pronto... é um ponto obrigatório para os turistas e todas as máquinas estão apontadas para ela! a nossa também esteve!

tínhamos de ficar com uma recordação! voltamos para valenciennes, onde iríamos passar a nossa última noite! há uns dias atrás, pensávamos entrar na bélgica depois de valenciennes. mudamos os planos, quando descobrimos que iria realizar-se uma gaypride, no dia 6 de junho, em lille! a bélgica tinha de esperar um pouco mais! sendo apoiantes da causa, tínhamos de estar em lille!
no caminho, encontramos um rapaz que saiu de perto de valenciennes e ia em direcção a uma festa, perto de lille, e fazia a viagem de bicicleta. encontramos muitas pessoas a viajar de bicicleta mas não como este rapaz! viajava com uma planta num pequeno vaso, amarrada ao volante, atrás tinha uma carro de mão, onde transportava o seu acordeão e uma galinha, que a meio do caminho, decidiu continuar o seu caminho sozinha.
chegamos a lille e fomos directos para a casa do samuel e da marie. quem nos recebeu foi a marie, numa jovem professora de direito e economia. conversamos um pouco, comemos um pouco e saímos para conhecer a cidade. valeu a pena termos mudado de planos! a cidade é realmente muito bonita! toda a sua arquitectura, a sua juventude... para sermos sinceros, não entramos em nenhum sítio!... apenas passeamos pelas ruas com os olhos arregalados! tudo era lindo a nossa volta!
de novo em casa, esperávamos pelos amigos do casal para o famoso apero. foi o meu primeiro apero! junta-se amigos em casa, oferecesse bebidas e petiscos. receita simples para se passar um serão agradável à conversa, sem ser preciso sair de casa.
6 de junho! gaypride aqui vamos nós! começamos a caminhar e a música fazia-se ouvir. começávamos a ver os camiões, decorados com balões coloridos, com plumas, com bandeiras... víamos pessoas de todas as idades. víamos sorrisos e alegria nos corpos que não paravam de dançar. um rapaz que tinha estampado da camisola "eu gosto dele, ele gosta de mim". uma "rapariga" que desabotoava a camisa para mostrar com orgulho, as cicatrizes no peito, tornando-se agora num rapaz. juntaram-se milhares de pessoas, e todos juntos caminhamos pelas ruas de lille. havia beijos, havia abraços, havia certezas nos olhares das pessoas. foi uma experiência na qual não me arrependo de ter participado e voltarei, com certeza a participar! claro que saímos de lá com uma bandeira que nos acompanhará durante esta viagem e chegando a portugal, certamente estará numa das nossas janelas!

Nenhum comentário:

hum... que bom

pedaços de mim