encontram-me aqui

tanya.ruivo@gmail.com

1.6.09

bélgica aqui tão perto

foi tão difícil sair de paris... obrigada kikas, elsa e tomás! agora sair de paris de bicicleta, por incrível que pareça, não foi nada difícil! conseguimos sair sem nos enganarmos! penso que foi a primeira vez que aconteceu!
já perto de compiègne, onde iríamos passar a noite, paramos numa terrinha para comer uma maçã e assistimos a algo de estranho que se estivéssemos de carro, nunca veríamos, pois nunca iríamos parar para comer uma maçã, sentados na relva. achamos estranho uma mulher que se encontrava entre dois carros, a pôr algo na boca... ainda ficou um bocado lá, meia escondida. passou por nós, com as mãos nos bolsos e dirigiu-se para o caixote do lixo e foi-se embora. muito estranho... acabamos as maçãs e quando o rafael levantou a tampa do caixote do lixo, soltou um "meu deus!" (ou... "ai jesus!")... estava cheio de embalagens de comprimidos vazias... o rafael ainda tentou procurar a mulher mas não a encontrou... fomos até à farmácia, para saber se sabiam de alguém que tenha comprado muitos comprimidos e explicamos o que aconteceu. uma das farmacêuticas desconfiou quem pudesse ser. bastou ver as embalagens e confirmar as suas dúvidas. chamaram a polícia e mais não sabemos. tivemos de partir para o nosso destino. que situação estranha...
em compiègne, ficamos em casa do guillaume, da sandra e da romane de 1 aninho e pouco. éramos para ficar uma noite, mas depois de ver o sítio onde íamos dormir - um apartamento por baixo do apartamento deles, com tudo: cozinha, sala, quarto e casa de banho - decidimos ficar duas noites, assim ficávamos a jantar com eles e no dia a seguir iríamos ver o que compiègne tinha
para nos mostrar. mais uma vez, encontramos pessoas simpáticas, com quem sabe bem ficar na conversa! a pequena tratava-nos por tata e tonton e sempre que nos via, mostrava um grande sorriso. no dia a seguir, levaram-nos a passear pela cidade que pouco tinha para visitar... o castelo estava fechado. estava a decorrer uma feira de vinhos e queijos e claro, estava uma barraquinha de vinhos portugueses! o jantar foi muito divertido, como estávamos todos muito cansados, riamo-nos por tudo e por nada, a tal bebedeira do sono...
despedimo-nos da família e terminamos com uma fotografia. estamos cada vez mais perto da bélgica! quando olho para o mapa (podem vê-lo
aqui, no lado direito) custa-me acreditar que já fizemos este caminho todo... é uma sensação muito estranha! e digo baixinho, "consegui!". há dias mais difíceis que outros, mas quando chegamos ao destino, esquecemos as dores no rabo, as subidas que apareceram e ficamos contentes pela prova superada! o meu ritmo é bem diferente do ritmo do rafael... pedalo mais devagar e às vezes perco-o de vista. se tento pedalar com mais força, fico de rastos e não aproveito nada da viagem, por isso, continuo ao meu ritmo e vou cantarolando nas descidas.
saímos de compiègne e fomos conhecer mais uma casa... ficamos em saint-quentin em casa de um americano que mora com a namorada francesa. um homem doido por viagens e bicicletas. ainda vimos a bicicleta que está a montar para a próxima possível viagem. só passamos uma noite, num colchão óptimo, num quarto com cozinha e casa de banho, que alugam a estudantes. de saint-quentin, nada vimos... ficamos em casa na conversa mas eu pouco tempo fiquei no convívio... estava tão cansada que os meus olhos fechavam sozinhos... tive de subir para o quarto e dormir a sesta. de manhã, tomamos o pequeno-almoço juntos e partimos, para valencienne, mesmo pertinho da bélgica! estamos em casa do primo do rafael, o Pedro, onde temos o frigorífico cheio de coisas boas para nós! vamos ficar cá uns dias, tempo de nos despedir de frança e para acabar com tudo o que há no frigorífico! agora vou beber um chá, antes de ir descansar...