encontram-me aqui

flickr
tanya.ruivo@gmail.com

24.4.09

21 de abril - turístas em burgos

saímos bem cedo do albergue para nos encontrarmos com a carmen, uma rapariga que contactamos pela internet para ficar em sua casa. 8:10, em frente a tele pizza. antes de sair, perguntamos se era possível deixar as bicicletas no albergue e no dia seguinte iríamos busca-las. com muita simpatia, o responsável deixou, dizendo que se fosse no mês de agosto seria mais complicado. tiramos só o necessário e fomos em busca da tele pizza.

a carmen chegou, estava a caminho do trabalho. levou-nos à porta de casa e entregou-nos as chaves. esse é que é o espírito do couchsurfing! “façam de conta que estão em vossa casa!” e assim fizemos. entramos e instalamo-nos. um pouco na internet, mas essa era tão lenta que não perdemos muito tempo. usamos a sua cozinha para preparar o almoço, abríamos o frigorífico e víamos os hábitos alimentares. é uma coisa que gosto particularmente de fazer. abrir e ver o que há.

aproveitamos a tarde para passear em burgos. gostei mesmo muito da cidade! penso que seria perfeitamente capaz de lá viver! subimos até ao castelo mas como tudo em espanha: estava fechado! voltamos a descer e dar mais uma voltinha. entrar nas igrejas e admirar a sua riqueza. muitas das igrejas, catedrais e pequenas capelas, estão abertas ao público apenas na parte da entrada, porque para ver o resto é preciso pagar… numa pequena igreja, san nicolas, a entrada era gratuita mas estranhamente, bastante escura, o que dificultava observar os pormenores. espanto meu, a luz acendeu-se e o rafael reparou que um senhor, de máquina fotográfica na mão, passou por nós com um sorriso. era preciso pôr uma moeda de um euro para as luzes acenderem, caso contrário, quem quisesse fotografar, teria de fotografar com muita pouca luz! ai, a religião católica…

depois de muito passear, decidimos parar numa esplanada. foi uma luta procurar sítio… tínhamos que ter em atenção o preço do café, se tinha sol por muito tempo e se as vistas seriam agradáveis ou não. acabamos por ficar dentro de um… gosto dos cafés, quando estes têm uma boa decoração. e neste caso a escolha do café foi óptima! lá passamos uma boa parte do tempo a escrever, a tirar fotografias… e a pagar bem caro por duas coca-colas.

de novo em casa e jantar feito quando recebemos uma mensagem da carmen a perguntar se queríamos sair à noite ou se preferíamos ficar em casa. decidimos sair com ela, já que só a tínhamos visto nessa manhã e estávamos com curiosidade em conhecê-la, pois na sua casa tudo indicava que tinha viajado imenso. chegou a casa e depois de uma curta conversa, saímos. posso dizer que foi a melhor noite em espanha, e não sei se voltarei a ter uma igual a essa. parecia que me encontrava num filme. entramos num pequeno bar que se chama, “el patillas”. as paredes e tecto, estavam forrados com colagem de tudo e mais alguma coisa, até fotografias de retratos tinha, de pessoas que passavam lá e colavam a sua fotografia. um bar que passou de geração em geração e neste momento já está na terceira. é pena saber que o filho do actual dono do bar, não quer ficar continuar com a tradição. havia homens a tocar instrumentos e a cantar. não parava de sorrir e de olhar em volta. sempre desejei entrar num bar com pessoas a cantarem, sem fazerem parte de nenhum grupo. pessoas que entram e se apropriam dos instrumentos! aquele bar pequenino, com as colagens nas paredes já amarelas por causa do fumo, foi a minha alegria dessa noite! ainda no bar, despedimo-nos da carmen e dos seus amigos, agradecendo toda a sua hospitalidade! mais uma vez conhecemos uma pessoa incrível! dava vontade de ficar mais um dia, mas seriam muitos dias parados e não podia ser!

desta vez, não dormimos enfiados no saco cama! e até deu para dormir na mesma cama! (não é todos os dias que acontece)

Nenhum comentário:

hum... que bom

pedaços de mim