encontram-me aqui

flickr
tanya.ruivo@gmail.com

19.1.09

os meninos do bairro

hoje foi dia de atelier. são dias cansativos, muito cansativos... tentar brincar com estas crianças, tentar mostrar-lhes coisas novas, é muito complicado... é dificil escutar o silêncio, é dificil manter aqueles olhos atentos, mas quando conseguimos... que grande alegria que sinto!... a frase "não consigo" é ouvida constantemente, o "não quero fazer", nem vou contar... mas depois todos fazem, todos querem fazer!
não sei se os vou voltar a ver, pois a minha estadia em beja está a terminar... mas já sinto saudades destas caras, de os mandar calar, de brincar com eles e ser um deles. chamarem-me professora, quando não sou professora, e dizer que me podem chamar pelo meu nome, mas a palavra professora é dita pela boca de todos! vê-los a rirem-se das minhas sapatilhas sujas, das minhas perneiras estarem
rotas... como se uma "professora" não pudesse estar assim. é bom ver um sorriso nas caras deles, e seria bom que todos eles conseguisse seguir um caminho diferente das pessoas que lá vivem... mas já se nota violência nalgumas crianças... hoje vi um miudo a pôr uma miuda ao chão... o que se faz numa situação dessas?
ver o entusiasmo de uns e estes tentarem puxar pelos outros... sentir que estão a gostar do exercício que estou a propor...
as segundas feiras são muito cansativas mas chego a casa com um sorriso...

Um comentário:

Rafael Polónia disse...

é bom chegar ao fim e sentir que fizemos o mínimo por quem nem o mínimo tem. é bom saber que, apesar de não terem o mínimo, a mínima coisa que façamos, pode mudar-lhes a vida. é melhor fazer o mínimo, do que pensar que por ser pouco, é melhor nem o mínimo fazermos. é por estas razões, que pertences a uma minoria...porque queres e mereces! é o mínimo que te posso dizer!

hum... que bom

pedaços de mim