encontram-me aqui

flickr
tanya.ruivo@gmail.com

13.10.09

mãe e pai, já passei a bulgária!

pois é, a vossa filha já atravessou a bulgária! é difícil de acreditar, eu sei mas o que e certo é que consegui!
sim, temos comido bem e já comprei vitaminas. o meu cabelo anda a cair menos. a menstruação só apareceu uma vez durante esta viagem... pois, não sei se é mau ou bom, mas não sinto saudades nenhuma dela! deve ser por causa do inquilino que tenho no braço. daqui a algum tempo devo ter o período regulado, não te preocupes!
os primeiros quilómetros neste país, foram os meus preferidos! começamos logo com uma descida e paramos a meio para comer pão com aivar, aquilo que vos falei, que é feito com pimento vermelho, tomate e é óptimo! sim, mãe, ando agasalhada! na descida vestimos a camisola de manga comprida, pois já começamos a sentir a pele arrepiada com o frio... foi nesse momento - o de vestir a camisola - que uma senhora apareceu, sorriu e fez um sinal para esperarmos. quando apareceu, trouxe um saco cheio de maçãs, tomates, pêras e pêssegos! e não foi só isso! voltou a fazer o gesto para esperarmos e voltou com um novo saco, este com pão e chouriço. pois... aceitamos o chouriço mas oferecemos a um mendigo no centro da cidade. como estão a ver, estamos a ser bem tratados e acarinhados! quando nos abrem a porta e nos oferecem coisas, penso muito em vocês. penso no quintal, onde a avó planta um pouco de tudo. sei do vosso medo em abrir a porta a pessoas estranhas... mas por favor, não tenham medo de quem viaja de bicicleta ou a pé! elas só querem um espaço para dormir e a simpatia das pessoas! não custa nada oferecer alguma coisa do quintal e se fizeres um prato típico português ou apenas uma sopa quente, eles irão agradecer, disso tenho a certeza! vão ver que não serão esquecidos e essas pessoas vão continuar a viagem convosco no coração e no vosso coração também vão sentir algo de diferente, vão sentir-se bem, acreditem!
o lubimo foi o rapaz que nos acolheu em blagoevgrad. fomos ter com ele à sua galeria onde estava a sua namorada. moram afastados da cidade, numa pequena aldeia a 8 kms da confusão. jantamos juntos e comemos uma sopa de feijão que soube tão bem! passamos a noite na conversa, e tivemos uma aula sobre a história do pais. havia coisas que me passavam um pouco ao lado por causa do inglês... a conversa desenrolou e caiu em assuntos utópicos e em teorias estranhas. a conversa começou a chatear-me quando começaram a falar sobre ser vegetariano e sobre a água sentir dor... já sabem qual é a cara que fico quando não estou a gostar da conversa mas tentei disfarçar e preferimos ir para a cama, desejando boa noite, com um sorriso nos lábios!
no dia seguinte, éramos para ficar em pernik em casa de uma conhecida da prima do rafael. só estávamos a espera da confirmação para ir até lá. vês, não precisam de se preocupar, nessa noite pelo menos, não iríamos fazer campismo selvagem! sei que vos deixa preocupados mas... há noites que tem mesmo de ser.

a confirmação demorava... estávamos à espera de uma resposta que demorava a aparecer. tínhamos à nossa frente uma estrada que virava para a esquerda e que ia até pernik e outra estrada que virava para a direita que chegava até sofia, passados 20 kms. a noite aproximava-se a grande velocidade. não conseguimos ter uma confirmação positiva então decidimos virar à direita, para a capital e ficar num hostel, pois só tínhamos casa no dia seguinte...
estava escuro, não via n
ada! sim pai, andamos com luz mas a minha luz da frente é muito fraquinha e a do rafael ficou esquecida numa casa, na polónia. estava muito trânsito... muitos camiões... segurava firme no guiador e tentava não travar, para chegar rápido ao destino mas travei rápido, quando o rafael me lembrou para ter cuidado com os buracos dos esgotos. pois, parece que é moda tirarem as grades e as tampas dos esgotos. que aventura que foi!
chegamos a sofia e encontramos o hostel que um amigo de guimarães, encontrou através da internet. hostel mostel, do melhor! tomamos banho com toalhas que nos arranjaram, comemos e descobrimos que andávamos uma hora atrasados... (por isso a noite
caiu tão rapidamente!). o pequeno almoço foi do melhor! aposto que ando a comer mais pão que tu pai! e depois tinham em cima da mesa compotas caseiras... irresistível!

no dia seguinte fomos conhecer o rui (amigo de um amigo nosso). ele é português e está a viver na bulgária há 3 anos e fala tal e qual como um búlgaro! é impressionante! entrar na sua casa foi como entrar numa casa de família ou até na minha própria casa. fez-nos sentir bem e isso fez com que ficássemos mais dias do que aqueles que tínhamos em mente. arrumamos a nossa comida na cozinha, colocamos a fruta num prato em cima da mesa, tiramos o lixo e colocamos um novo saco de plástico no balde, lavei a casa de banho!!! há 5 meses que não o fazia, e soube tão bem! sentir o cheiro do detergente nas mãos... visitamos a cidade que nos agradou, nada de especial mas havia qualquer coisa que nos fazia sentir bem! saímos com o rui à noite e com amigos dele. não imaginam a quantidade de búlgaros que falam português, apenas por gosto!
saímos de sofia (e agora a bomba...) sem sítio para dormir! pedalamos até ficarmos cansados. o caminho era de ficarmos com os olhos esbugalhados! o bom da bicicleta, é que não vou a dormir como no carro!
do nosso lado esquerdo, tínhamos uma montanhas enormes de 2000 metros! e do lado direito, umas colinas de 700 metros. nós estávamos entre elas, a contorna-las e a admira-las! sei que tu pai, não gostaste nada da ideia desta viagem. sei que te chateou, te preocupou... mas sei que serias perfeitamente capaz de fazer uma viagem assim e ias adorar como eu estou a adorar! tenho visto coisas lindas e muitas vezes penso "os meus pais iriam adorar estar aqui!" até iriam querer acampar onde acampamos! num grande campo de cultivo, por detrás de umas árvores que nos escondiam da estrada e uma enorme montanha do outro lado! lindo! mãe, tenho saudades das tuas sopas pois a sopa instantânea que comemos nessa noite, era horrível! mas deu para aquecer o estômago e enfiarmo-nos no saco-cama às 7 da noite... acordamos com muito frio! calcei as meias e as sapatilhas e se tivesse luvas, tinhas posto! que frio...
estávamos nós a caminho de ivan vasovo quando paramos para beber 4 cafés! pois eram tão baratos e precisávamos d
e acordar... estávamos nós a olhar para uma macieira quando aparece a senhora do pequeno café e colhei 4 maçãs para levarmos! estão a ver como não custa nada? pegamos nas bicicletas e mais à frente estava uma velhinha, muita velhinha que parou para nos ver. o que estaria ela a pensar? há coisas que fazem com que ganhe o dia e nesse dia, foi ver essa velhinha. quando sorri para ela e a cumprimentei. ela fez um enorme sorriso! ganhou vida!levantou os braços dizendo adeus e desejando-nos boa viagem. fiquei com a sua expressão durante uns bons quilómetros, nesse dia!
chegamos a ivan vasovo e conhecemos a família com quem iríamos ficar durante uma noite. no início não nos estávamos a sentir muito bem... mas com o passar do tempo começamo-nos a sentir mais à vontade. essa família escolheu viver numa aldeia com 250 habitantes, longe da confusão. não consomem nada embalado, comem o que colhem da terra e assim sendo, comem apenas as frutas e os legumes da época, tudo sem pesticidas! e claro, são vegetarianos! as suas ideias eram boas ideias, estava a gostar de ouvir mas são apenas ideias e passar à acção... eles querem construir uma escola onde se ensina o essencial. as crianças aprendiam com a terra, aprendendo com o diálogo e tudo o que os rodeia, ficando longe da sociedade consumista. pode ser interessante mas não sei se um dia isso acontecerá...
nessa noite tomamos um dos melhores banhos! numa nascente de água quente, no meio da noite! maravilha!!! foi bom termos passado pela aquela aldeia e trocado algumas ideias e ideais. estava na hora de partirmos e foi isso que fizemos. despedimo-nos e fizemo-nos à estrada até plovdiv.

chegamos cedo pois apenas fizemos 40 kms. deixamos as bicicletas no trabalho da vanya, e fomos almoçar com o dario, seu amigo. fomos todos para casa e lá conhecemos o radi, namorado da vanya. saímos juntos e passamos a noite numas escadas. uns sentados, uns em pé, uns a tocar instrumentos, outros a dançar, a ouvir ou a abanar o pezinho. as pessoas paravam para ouvir ou para lhes dar os parabéns e acabavam por deixar uma moedinha no pano estendido no chão. o que tocavam era realmente muito bom e não dava vontade de sair de lá.
mas as horas passavam e decidimos deixa-los para, xixi e cama... no dia seguinte queríamos visitar a cidade e não ficar o dia todo na cama. passeamo-nos e ficamos a gostar mais da cidade! das suas casa dos seu cantos e recantos!
encontramos alguns legume no lixo - quero dizer - não estavam bem no lixo... estavam em cima de uma folha de jornal, mesmo para as pessoas passarem e tirarem, pois estavam frescos e com óptimo aspecto! ficamos com tomates, pimentos e chilis! e saímos sem pagar! vá mãe, não faças essa cara! era uma pena deixar lá os legumes a estragarem-se!!!
foram realmente dias bem passados! numa casa onde acordávamos e víamos pessoas que ninguém conhecia. não tinham onde dormir e foram simplesmente convidadas para lá passarem a noite.
bem... próxima paragem foi em haskovo. se vocês acham que somos doidos, deviam conhecer o casal que conhecemos!!! também são amantes de viagens mas eles usam o polegar para se deslocarem! e vão bem longe!!! é incrível ouvir as suas aventuras! só para terem uma ideia: ele estava a trabalhar na nova zelândia e ela decidiu ir ter com ele, mas à boleia! ela visitou muita coisa antes de chegar até ele, e quando se encontraram continuaram a viagem juntos! ela andou pelo nepal, índia, cazaquistão, tailândia, malásia... sozinha e de polegar no ar! e acreditam que não lhe falta nenhum dente, nem perna, nem olho? ouvi-los falar com tanto entusiasmos e com um sorriso nos olhos, nos lábios, no corpo... fez com que ganhássemos nova energia e novos projectos para o futuro!!! sim, porque esta não será a última viagem! não vale a pena levarem as mãos à cabeça!
só ficamos lá uma noite mas chegou para sairmos com uma enorme vontade de pedalar pelo mundo! quando demos por nós, já estávamos no destino... foram 30 kms e já estávamos em harmali em casa da dobromira. comemos coisas tão boas lá! hum! claro que fiquei com as receitas, mãe! quem tem vergonha passa fome, não é? pois eu devia ter um pouco mais de vergonha pois não conseguia parar de comer!!!

acordei com a cleo, a sua cadela pitbull, ao meu lado na cama e a bocejar com a boca mesmo em frente à minha cara! que medo, ver aquela boca aberta mesmo perto da minha cara... acordamos cedinho e às 8:30 já estávamos a conhecer um amigo da dobromira, que seria o nosso guia naquela manhã. às 8:40 já estávamos a visitar um museu. às 9, já estávamos sem a dobromira. às 9:30 já estávamos de novo com o seu amigo e com a emília, que seria a tradutora. fomos visitar os arredores da cidade e como o tempo estava a passar a alta velocidade, decidimos pedir para ficar mais uma noite. a tarde foi passada a dormir num jardim e como fomos convidados para beber um café em casa da tradutora, às 5h já lá estávamos! para beber e comer estamos sempre prontos!!! voltamos para casa e voltamos a comer coisas deliciosas! como é bom descobrir novos sabores!
deitamo-nos cedo e acordamos bem cedo... nesse dia teríamos os pés na turquia! entrar num novo país, significa pedalar com mais entusiasmo para ver novas coisas!
e pronto... foram assim os nossos dias na bulgária! como vêem, não precisam de se preocupar pois está tudo a correr bem!
abraço-vos e beijos-vos e logo falamos pelo skype!
adoro-vos!

Um comentário:

Unknown disse...

Que lindos os candeeiros!! Já tenho 3 cá em casa mas quero mais... Quero ir a essa loja... Beijinhos e até breve

hum... que bom

pedaços de mim