encontram-me aqui

flickr
tanya.ruivo@gmail.com

15.5.09

11 a 15 de maio - pequeno resume, resumido

foi difícil sair de bordéus e ainda hoje sinto que ficava lá bem! foi também difícil sair de lá sem nos enganarmos... é o problema das grandes cidades, damos voltas e voltas.
não tínhamos destino, por consequência, não tínhamos casa onde ficar. sabíamos que íamos em direcção a saintes, isso era certo! pouco tenho a dizer sobre o caminho, temos tido uns santos caminhos, fazendo sempre o máximo de quilómetros da parte da manhã, tendo direito a almoços com entradas, prato, e sobremesa (pão com queijo com alho e ervas/pão com queijo, tomate e um fio de azeite/pão com chocolate) e ficamos com alguns quilómetros por fazer, agora com o estômago bem cheio...
chegamos a mirambeau e decidimos passar lá a noite. já tínhamos somado muitos quilómetros
e já estávamos cansados. fomos até ao parque de campismo mas estava a ser difícil dar 9 euros para dormir... olhamos um para o outro e ambos concordamos em procurar um jardim simpático. continuamos o caminho quando o rafael repara que uma senhora nos fixava com o olhar. não pensei duas vezes e fui falar com ela. perguntei se sabia da existência de portugueses em mirambeau. certamente havia mas a senhora não tinha conhecimento de nenhum. não queria ser directa a pedir-lhe um pouco de espaço no seu jardim, então perguntei se não conhecia niiinguééém que possuisse um jardim e que nos deixasse montar a tenda por apenas uma noite... ela ficou a olhar para mim em silêncio e apenas disse "vou perguntar". voltou com um grande sorriso e disse que podiamos ficar no seu jardim! ficamos no jardim da família gauvin, casal que durante 30 anos viajaram em auto-caravana!
claro que choveu durante a noite... chove sempre quando montamos a tenda! acordamos e a senhora trouxe-nos duas chávenas de café!

a caminho de saintes! sabiamos que nos esperava um banho quente e um quarto só para nós! não foi difícil chegarmos a casa da eleanor. perguntar a uma pessoa e a outra, e assim chegamos. uma senhora muito simpática, abriu-nos a porta e mostrou-nos o quarto com a casa de banho só para nós! passamos uma tarde muito agradável na sua companhia. passeamos pelas ruas de saintes e ela ia-nos encaminhado para as zonas mais importantes da cidade. tentava explicar um pouco da história da terra mas, tal como eu, ela tem dificuldade em decorar as coisas, e apesar de gostar muito de história, pouca coisa sei... sim, sinto-me triste com isso. de volta a casa depois de muitos quilómetros feitos, ficamos à espera das pizzas que a eleanor encomendou e ofereceu-nos. conhecemos o seu marido jean pierre e jantamos todos juntos com uma agradável conversa, com seu gato de 15 anos, mikado, a passar pelas nossas pernas.

apenas ficamos uma noite, porque no próximo destino iríamos ficar duas! la-rochelle, era a cidade que nos esperava. mais um caminho sem dificuldades, mais um caminho com pessoas simpáticas. sempre me disseram que os franceses não são nada simpáticos mas, até agora, só encontro pessoas simpáticas, extremamente simpáticas, sempre com um grande sorriso e prontos a ajudar-nos explicando o caminho, e repetir a explicação. pessoas que param e fazem perguntas sobre nós, a nosssa viagem e dão-nos muita força para continuar! pessoas que mesmo não estando perto de nós, levantam o braço e gritam "boa viagem!". quem disse que os franceses não são simpáticos?!

em la-rochelle, moram os pais de uma amiga do rafael, vanouchka. foi difícil arranjar o número dela, pois ainda não temos telemóvel e foi preciso vários telefonemas na cabine telefónica para conseguirmos finalmente entrar em contacto com ela. queriamos saber se seria possível ficar duas noites em casa dos seus pais - que de certeza que seria possível se eles não estivessem de férias - ...ficamos de rastos, estavam.... andamos pela cidade à procura de síto com wi-fi e com um papel no atrelado a pedir um sítio para dormir. ninguém nos ofereceu uma cama ou um chão nem encontramos sítio para ligar a net... mais uns quilómetros à procura de um mc donald's, único sítio com wi-fi e tirar alguns números de telefome de possíveis pessoas que nos poderiam alojar. depois de 6 telefonemas, continuamos sem sítio para dormir e as horas estavam a passar. pensamos em procurar uma pousada da juventude... que doidos! mas 5 metros depois o rafael parou de repente e pediu um espaço no jardim a um rapaz que se encontrava na rua. ele alugava um quarto naquela casa. chamou o proprietário, o senhor jean-louis que nos acolheu de braços abertos! montamos a tenda e tivemos direito a um sumo de laranja e um copo bem cheio de licor! tivemos direito a jantar dentro de casa e cozinhamos na sua cozinha! até um banho quente ele nos ofereceu! encontramos o sítio certo com as pessoas certas. também lá estava a sua filha, e a sua neta de 3 anos, da qual não conseguia tirar os olhos, de tão bonita! farruh, o rapaz que encontramos na rua, fez-nos companhia até a hora de irmos todos para a cama.
mais uma noite com chuva... lá está, tenda montada, noite com chuva! acordamos bem cedo
com a ideia de pegar nas bicicletas... tomamos o pequeno-almoço com o jean-louis e ele ofereceu-se para nos mostrar a cidade. uma manhã inteira a passear, a tomar café e fomos buscar a sua namorada para continuar o passeio. eu e o rafael iamos falando entre nós na possibilidade de ficarmos mais uma noite e ganhamos coragem para perguntar, se isso seria possível. a resposta foi positiva e ficamos bem mais descansados. almoçamos juntos e cada vez gostava mais deles. confiaram-nos as chaves de casa e sairam, deixando-nos sozinhos. a tarde foi passada a passear pela cidade e comer um dos melhores gelados que comi até hoje! é obrigatório ir até a gelataria chez ernesto! na rua do port! obrigatório! já em casa, com algumas mensagens enviadas, conseguimos arranjar casas para os próximos sítios!
jantamos todos juntos e como foi agradável! sessão de fotografias e sessão de risos... aprendi a comer alcachofras e favas cruas com sal e pimenta. foi nessa casa que uma menina de 3 anos me chamou "petite dame" e foi nessa casa que encontramos pessoas com um enorme coração! merci bouceaup jean-louis!
mais uma noite com chuva... mas uma noite bem dormida! partimos bem cedo rumo a roche-sur-yon. o caminho foi horrível! 78 kms que poderiam ter corrido lindamente se não fosse o vento, a chuva, os camiões e sublinho o pior, o vento!!!
mais uma casa agradável, mais um banho quente, mais comida na mesa... mais uma cama que espera por nós!

Nenhum comentário:

hum... que bom

pedaços de mim