encontram-me aqui

flickr
tanya.ruivo@gmail.com

30.5.09

férias em paris

os 2numundo continuaram sobre rodas mas umas rodas bem diferentes! foram 120 kms dentro de um comboio sem perder de vista as bicicletas. a batotice tinha de ser feita para pudermos chegar no dia 25 a paris! tudo isso porque queríamos ver o grupo deolinda a actuar! paris não estava no nosso trajecto. já tínhamos cá estado e por isso, queríamos conhecer outros sítios mas quando vimos que os deolinda lá estariam, não foi preciso pensar duas vezes e assim passou a ser uma prioridade na nossa viagem! não tínhamos casa para passar a noite, pois a grande amiga do rafael não estava, e era com ela que estávamos a contar... foi preciso telefonar para portugal para pedir socorro a um amigo nosso, ao ivo dos palmilha dentada, para entrar em contacto com o seu primo que vive na grande capital de frança.

entramos num grande jardim para descansar à sombra, pois o dia estava quente e apesar de termos vindo de comboio, ainda conseguimos fazer 22kms dentro da cidade... esperávamos pelo telefonema do ivo, quando chegam perto de nós uns amigos, mas que grandes amigos. ofereceram-nos sítio para dormir, assim como um jantar! era para ser apenas uma noite, mas nas noites seguintes, a amiga do rafael não conseguiu alojar-nos em sua casa, então tivemos de aceitar o convite de ficarmos o resto das noites em casa deles. kikas, elsa e tomás, uma família portuguesa, que trabalham como porteiros em paris. em cada prédio que são responsáveis, têm direito a um apartamento, e foi num desses apartamentos que passamos as noites. não estavamos à espera que fossem 5 dias fantásticos! 5 dias que não iremos esquecer nunca! era com grande prazer que íamos de manhã ter com eles para tomarmos o pequeno-almoço e ficarmos um pouco à conversa antes de sair para passear. a mesa estava sempre cheia, com medo que nos faltasse qualquer coisa. a porta abria-se todos os dias com um grande sorriso! uma família com um coração imenso, sempre prontos a ajudar, preocupados se conseguiamos acordar ou se seria preciso passarem lá por casa para nos acordarem. prontos para nos oferecem coisas que poderíamos vir a precisar para a viagem... como se pode agradecer a uma família assim? como dizer obrigada por aqueles dias, pela companhia, pelas conversas, pela simpatia? foi difícil sair de paris, deixando para trás pessoas que nos trataram tão bem, e com quem sabia bem ficar à conversa mas são essas pessoas que não esqueceremos nunca, assim como o augusto, um homem do norte, amigo da família, que fala com orgulho da sua terra, viana do castelo e do seu fogo de artifício. foi bom voltar a paris, muito bom! via o rafael a pedalar com um grande sorriso, mesmo cansado da cidade, não conseguiu esconder a alegria que sentia por lá estar novamente. estes dias, senti-os como umas pequenas férias dentro da nossa viagem. aproveitamos para ver algumas exposições que tropeçamos no caminho. fomos visitar os grandes aquários onde tínhamos tubarões a passar por cima das
nossas cabeças.

entramos na exposição de sempé e goscinny sobre a obra le petit nicolas, no centre pompidou, vimos as exposições de kandinsky e de calder e a exposição elles - sobre as obras de mulheres artistas - altura em que eu e o rafael nos perdemos um do outro e ficamos cada um num sítio à espera mais de uma hora!!! quem pudesse ver o meu interior, assistia à exposição nervosa de tanya ruivo! passeamos nos jardins do palays-royal, onde se encontrava uma retrospectiva de artistas sobre os 20 anos da queda do muro de berlim, e terminamos as idas às exposições vendo os trabalhos do fotógrafo david lachapelle, de quem me tornei fã! claro que fomos ver a torre eiffel e passeamos pelos campos elísios, claro que entramos numa livraria, sem termos o direito de comprar livros pelos quais nos estávamos a babar (pois viajar de bicicleta não nos permite esses luxos pesados). claro que andamos kms a pé e sempre em passo rápido... ainda não entramos no ritmo de turistas viajantes, a caminhar em passo lento e calmo... e claro que chegamos ao fim do dia todos rotos!
dia 26 de maio, sentamo-nos numa sala de espectáculos para finalmente ver os deolinda! bilhetes na mão e lá entramos nós na pequena sala onde sentíamos a presença de muitos portugueses! devo confessar para quem não sabe, que adoro esse grupo! foi como amor à primeira vista. quando os vi no centro cultural vila flor, fiquei rendida! voltei a vê-los em beja, quando estive lá a trabalhar e era a rapariga que chateava as pessoas para irem pedir para pôr os deolinda a tocar na galeria desassossego. fico contente de os ter visto no seu primeiro concerto em paris, e o concerto foi espectacular! eles estão grandes e vão longe, muito longe! a ana bacalhau faz o que quer com a voz e como é bom ouvi-la! gostei de ver os seus novos movimentos, bastantes contemporâneos! e quem sabe bem ouvir também, é o zé pedro leitão e os irmãos pedro da silva martins e josé luís martins. não conseguia disfarça a minha alegria e era difícil ficar quieta na cadeira. era tudo tão bonito que fazia arrepiar e crescia um nó na garganta... que mistura de sentimentos! vê-los ali, fora de portugal, a mostrar as suas músicas para o povo francês, fez com que me sentisse orgulhosa da nossa música, da nossa música com qualidade, e os deolinda é música de qualidade! e essa qualidade sentiu-se quando o público pedia mais músicas, sem os deixarem ir embora! foi arrepiante! todos em pé, a bater palmas, a chama-los! os instrumentos fizeram-se ouvir de novo e tanto portugueses como franceses continuaram em pé, a dançar e a cantar! até eu cantei com a minha bela voz em estilo desafinando!
fim do concerto e não saímos da sala. estavam lá dois amigos do rafael a trabalhar, o fred rompante e o sérgio milhano. não podíamos deixar passar essa noite sem uma fotografia com os deolinda, e claro, com os técnicos, que mais ninguém tem!

o resto da noite foi passada num restaurante com os irmãos - pedro da silva martins e josé luís martins - e com amigos deles. comemos tanto tanto, que foi difícil levantar-me para tirar o rabo da cadeira! as pessoas queixavam-se que a comida não estava boa... olhei para o rafael, ao mesmo tempo que ele olhou para mim, e o pensamento foi o mesmo... estava óptimo!
foram assim os dias em paris... muitos kms a passear, visitar exposições, ver um bom concerto e estarmos com pessoas com um enorme coração que não conseguimos arranjar palavras para agradecer!

24.5.09

os dias a percorrer o rio loire

apenas ficamos um dia em casa do arno... tivemos pouco tempo com ele, pois deixou-nos sozinhos em sua casa, para ir ao treino de hóquei. ficamos em casa, sem vontade de sair para conhecer o pouco ou o nada - como o arno diz - roche-sur-yon tem para mostrar. preferimos ficar em casa rodeados de banda desenhada, objectos antigos a decorar a casa, posters de cartoons... mesmo no pouco tempo de conversa, achamos o arno muito simpático e acolhedor! fez tudo para nos sentirmos bem em sua casa!
acordamos com chuva mas depressa o céu ficou limpo para a nossa partida. novo destino seria nantes, em casa do françois.

mais uma casa que conhecemos! qual filme psyco... entramos numa casa antiga, casa que não deve ter sofrido obras, desde que sua mãe saiu. algumas unhas cortadas no chão, davam o ar da sua graça. tigelas escondidas nas prateleiras ainda sujas, com resto de comida já seca. segundo andar, a desarrumação permanecia. uma casa bastante particular esta. uma mesa com uma pistola, e lá ele garantiu que não era nenhum psicopata, que era apenas um passatempo que tinha - tiro ao alvo - ok, fiquei mais descansada, mas o rafael verificou se no jardim, tinha bocados de relva levantado. um jardim bastante selvagem, bem escondido da vista dos vizinhos, mas o relva estava intacta, sem sinal de corpos enterrados. no seu quarto, mostrou-nos o seu orgulho, uma enorme tela onde passa a vida a ver filmes. uma tela que ocupa a parede toda!
passear em nantes ao domingo é um pouco triste... ver todas as lojas fechadas e com pouca movimentação, não dá muita vida a cidade.


vale a pena visitar nantes, nem que seja apenas para ver as galerias e as construções dos machines de l'île. é impressionante! ver o tão famoso elefante a pouco metros, acreditem que é uma grande emoção! 12 metros de altura, 8 metros de largura e 50 toneladas! o elefante passeia-se pelos cais do loire onde transporta 45 pessoas. não entrei, nem vi o interior do elefante, preferi vê-lo com os pés no chão e ver toda aquele máquina em movimento!
a exposição dividia-se em vários espaços. primeiro entravamos numa sala, onde tínhamos à vista várias máquinas do próximo projecto. em cada uma delas, tinha uma rapariga que falava um pouco da máquina e podíamos vê-la em movimento. tínhamos o barco tempestade, o caranguejo, a lula, uma raia... máquinas que estarão dentro de um gigante carrossel de 28 metros de altura e 20 metros de diâmetro, pronto em 2010. um verdadeiro mundo imaginário! a exposição não serve apenas para ver essas máquinas, mas sim, para também termos o prazer de manipula-las- e sim, tivemos esse prazer! num peixe onde precisavam de 4 pessoas, em que duas delas, teriam de pedalar. fomos escolhidos para pedalar... nem no nosso dia de folga nos livramos dos pedais! adorei a experiência! até recebemos uma salva de palmas quando anunciaram que tinhamos vindo de portugal de bicicleta... na sala ao lado, tínhamos uma grande maqueta de uma árvore gigante (l'arbre aux héron) que ficará pronta em 2012 com 28 metros de altura e 48 metros de diâmetro. as pessoas vão poder caminhar durante um 1km em cima da árvore. tivemos a oportunidade - no fim da visita - de nos passearmos num dos troncos gigantes que está a vista para criar curiosidade! noutra sala, temos um vídeo a passar com os engenheiros a falar das obras e do bem que é para a cidade em haver coisas novas a acontecer. assim chamam os turistas, assim a cidade cresce! durante a semana, quem for à exposição, tem o privilégio de assistir à construção das máquinas. não tivemos esse privilégio pois fomos a um domingo, e domingo ninguém trabalha...




no fim da visita à exposição, continuamos a passear em nantes mas já com ideia de voltar para casa. uma café chamou-nos a atenção e tivemos de entrar! como soube bem parar num sítio agradável com um piano onde qualquer pessoa se pode sentar e tocar um pouco. tomamos um café ao som do piano, tocado tão delicadamente por um rapaz, que agradecemos quando esse se foi embora. o café chama-se le lieu unique, e vale a pena entrar para nos passearmos um pouco, pois tem uma parte com venda de livros, outra com coisinhas à venda e outra com as mesas.

fim do descanso no le lieu unique, e voltamos para casa. ia chegar mais um hóspede a casa,um italiano que iria ficar um mês em nantes para aprender a falar francês. jantamos os quatro e foi muito agradável. chegava a hora e fomos dormir, sem sentirmos nenhuma faca no pescoço...
saimos cedo de casa e fomos em direcção a savennières. estavamos tão cansados... tinha vontade de fechar os olhos, mesmo estando a pedalar. queria muito beber um café e então estacionamos as bicicletas e entramos num café para acordar, para fazer desaparecer o sono. conversa puxa consersa - as bicicletas são sempre motivo de conversa - e contaram que tinham feito uma viagem a portugal de mota e que adoraram. o senhor devia ter perto de 60 anos e cheio de energia e boa disposição! resultou a pequena paragem. falamos, rimo-nos e tiramos fotografias a uma fotografia que tinham tirado em portugal, que estava a decorar o café! partimos bem dispostos desta vez!
chegamos a savennières e não tinhamos o contacto do casal onde iriamos ficar, e não tinhamos internet... não sabiamos o que fazer... entramos num café para perguntar onde podiamos encontrar internet naquela aldeia pequenina, quando entra um rapaz que diz com um sorriso simpático que era na sua casa que iríamos ficar! que sorte que tivemos! o sebastien e a julie, com os seu dois filhos, acolheram-nos de braços abertos! entramos em casa e cheirava tão bem!!! o jantar estava pronto, assim como um delicioso bolo de chocolate!!! tenho pena de não colocar uma fotografia desta linda familia, mas não quero colocar fotografias das crianças... mas acreditem que é uma linda familia e um espirito muito bonito! a conversa obrigou-nos a deitar tarde e claro está, foi dificil acordar...
mesmo cansados, conseguimos chegar até saumur. uma cidade pequena mas muito interessante, com um lindo castelo. ficamos em casa do alain, e mais uma vez, gostamos! chegamos já um pouco tarde, e como estavamos cansados, não fomos visitar a cidade. ficamos na conversa e na brincadeira com uma menina de 5 anos que é como se fosse sua filha e a ver o orgulho que tem nela! é bonito de ver a sua relação! no fim do jantar e no fim de comermos a deliciosa tarte que ele confecionou, o alain propôs-nos, uma sessão de spa e sauna!!! tudo em sua casa! que maravilha! vesti o biquini e fomos de roupão e toalha na mão para o jardim. que tristeza a minha quando ele abre o jacuzi e vemos que não tinha água... ele ficou atrapalhado sem perceber o porquê... não tivemos direito a spa e então fomos fazer duas sessões de sauna!!! e assim passamos uma noite bem diferente.
cedo despertamos e deixamos as bicicletas em casa para conhecer um pouco a cidade. iriamos passear apenas da parte da manhã pois à tarde partiriamos para tours. o castelo é bonito mas não conseguimos entrar nele, pois ainda se encontra em obras, faz já 4 anos. uma parte do castelo caiu devido a um aluimento de terra. é simpatico saumur com as suas casas com os telhados pretos e chaminés cor de tijolo. voltamos para casa para buscar as bicicletas e despedirmo-nos de quem tão bem nos acolheu!
percorrer o loire em bicicleta, começa a cansar... é bonito, é certo, mas não tão bonito como o nosso douro! as vantagens aqui, é que o caminho é plano e quando chegamos a uma aldeia ou pequena cidade, é dificil ficar indiferente à sua beleza! mas quando não encontramos casas, o caminho é monótono... sempre igual... ai... é dificil chegar ao destino!
a meio do caminho descobrimos o castelo onde o conto d'a bela adormecida foi escrito e foi inspirado. bem gostava de ter entrado, mas de graça não foi possível e já era um pouco tarde para ver com calma o castelo... continuamos o caminho com muita pena, pois era muito bonito e soubemos que uma parte do castelo, ainda era habitado!
desta vez, quem nos acolheu foi a veronique, uma senhora com os seus 60 e qualquer coisa, de idade. ficamos duas noites para pudermos descansar e para poder conhecer tours. aproveitamos para visitar museus e passear pelas pequenas ruas e cafés, e houve um em particular que nos agradou. entramos no la serpent volant, para saborear o ambiente! 3 guitarras tocavam na entrada, criando um bom ambiente e assim o café ficou mais saboroso!

de tours para bloir e tortura do caminho... o rio loire; ora ao nosso lado esquerdo, ora ao nosso lado direito, os campos, ora verdes ora castenhos... o caminho, ora em alcatrão, ora em terra batida, e a chuva veio dar o ar da sua graça... os kms custavam a passar...
ficamos em casa do misha, onde também estavam a dormir duas brasileiras e um brasileiro. a casa era grande, então havia espaço para todos! descobrimos uma grande familia de portugueses que viviam nas traseiras da casa. sem qualquer tipo de problemas, o rafael fez-nos de convidados! fomos até la e ficamos na conversa em lingua portuguesa, onde por vezes saia palavras em francês!... voltamos a casa e a lingua portuguese continava a reinar. jantamos, conversamos, voltamos à casa portuguesa para um café, voltamos para casa para uma nova conversa, agora em inglês e fomos dormir...
a caminho de orléans! decidimos passar duas noites... temos os dias contados e temos de chegar dia 25 a paris, isso porque dia 26 vamos assistir ao concerto do grupo deolinda, que ambos gostamos muito. ficando dois dias aqui, obriga-nos a fazer uma pequena batotice... serão poucos kms... e é por uma boa causa! ver um grupo português em paris, não é todos os dias. perdoados?
pensava que iria gostar mais desta cidade. deu para relembrar que foi nesta cidade que jeanne d'arc esteve e fez história, e agora pudemos encontrar muitas estátuas dela. aproveitamos para sair no sábado à noite com a fred, a rapariga que nos acolheu e que nos mostrou um pouco a cidade. passamos momentos agradáveis em sua casa e com a sua vizinha que nos veio visitar!
e assim adormecemos...

21.5.09

nem tudo o que os meus olhos vêem, é bonito...


as viagens tornam as pessoas sexy! um bronze formidável, uns pés delicados, um corpo perfumado, uns cabelos sedosos, umas pernas sem pêlos, um buço perfeito e umas sobrancelhas bem desenhadas!!!

15.5.09

11 a 15 de maio - pequeno resume, resumido

foi difícil sair de bordéus e ainda hoje sinto que ficava lá bem! foi também difícil sair de lá sem nos enganarmos... é o problema das grandes cidades, damos voltas e voltas.
não tínhamos destino, por consequência, não tínhamos casa onde ficar. sabíamos que íamos em direcção a saintes, isso era certo! pouco tenho a dizer sobre o caminho, temos tido uns santos caminhos, fazendo sempre o máximo de quilómetros da parte da manhã, tendo direito a almoços com entradas, prato, e sobremesa (pão com queijo com alho e ervas/pão com queijo, tomate e um fio de azeite/pão com chocolate) e ficamos com alguns quilómetros por fazer, agora com o estômago bem cheio...
chegamos a mirambeau e decidimos passar lá a noite. já tínhamos somado muitos quilómetros
e já estávamos cansados. fomos até ao parque de campismo mas estava a ser difícil dar 9 euros para dormir... olhamos um para o outro e ambos concordamos em procurar um jardim simpático. continuamos o caminho quando o rafael repara que uma senhora nos fixava com o olhar. não pensei duas vezes e fui falar com ela. perguntei se sabia da existência de portugueses em mirambeau. certamente havia mas a senhora não tinha conhecimento de nenhum. não queria ser directa a pedir-lhe um pouco de espaço no seu jardim, então perguntei se não conhecia niiinguééém que possuisse um jardim e que nos deixasse montar a tenda por apenas uma noite... ela ficou a olhar para mim em silêncio e apenas disse "vou perguntar". voltou com um grande sorriso e disse que podiamos ficar no seu jardim! ficamos no jardim da família gauvin, casal que durante 30 anos viajaram em auto-caravana!
claro que choveu durante a noite... chove sempre quando montamos a tenda! acordamos e a senhora trouxe-nos duas chávenas de café!

a caminho de saintes! sabiamos que nos esperava um banho quente e um quarto só para nós! não foi difícil chegarmos a casa da eleanor. perguntar a uma pessoa e a outra, e assim chegamos. uma senhora muito simpática, abriu-nos a porta e mostrou-nos o quarto com a casa de banho só para nós! passamos uma tarde muito agradável na sua companhia. passeamos pelas ruas de saintes e ela ia-nos encaminhado para as zonas mais importantes da cidade. tentava explicar um pouco da história da terra mas, tal como eu, ela tem dificuldade em decorar as coisas, e apesar de gostar muito de história, pouca coisa sei... sim, sinto-me triste com isso. de volta a casa depois de muitos quilómetros feitos, ficamos à espera das pizzas que a eleanor encomendou e ofereceu-nos. conhecemos o seu marido jean pierre e jantamos todos juntos com uma agradável conversa, com seu gato de 15 anos, mikado, a passar pelas nossas pernas.

apenas ficamos uma noite, porque no próximo destino iríamos ficar duas! la-rochelle, era a cidade que nos esperava. mais um caminho sem dificuldades, mais um caminho com pessoas simpáticas. sempre me disseram que os franceses não são nada simpáticos mas, até agora, só encontro pessoas simpáticas, extremamente simpáticas, sempre com um grande sorriso e prontos a ajudar-nos explicando o caminho, e repetir a explicação. pessoas que param e fazem perguntas sobre nós, a nosssa viagem e dão-nos muita força para continuar! pessoas que mesmo não estando perto de nós, levantam o braço e gritam "boa viagem!". quem disse que os franceses não são simpáticos?!

em la-rochelle, moram os pais de uma amiga do rafael, vanouchka. foi difícil arranjar o número dela, pois ainda não temos telemóvel e foi preciso vários telefonemas na cabine telefónica para conseguirmos finalmente entrar em contacto com ela. queriamos saber se seria possível ficar duas noites em casa dos seus pais - que de certeza que seria possível se eles não estivessem de férias - ...ficamos de rastos, estavam.... andamos pela cidade à procura de síto com wi-fi e com um papel no atrelado a pedir um sítio para dormir. ninguém nos ofereceu uma cama ou um chão nem encontramos sítio para ligar a net... mais uns quilómetros à procura de um mc donald's, único sítio com wi-fi e tirar alguns números de telefome de possíveis pessoas que nos poderiam alojar. depois de 6 telefonemas, continuamos sem sítio para dormir e as horas estavam a passar. pensamos em procurar uma pousada da juventude... que doidos! mas 5 metros depois o rafael parou de repente e pediu um espaço no jardim a um rapaz que se encontrava na rua. ele alugava um quarto naquela casa. chamou o proprietário, o senhor jean-louis que nos acolheu de braços abertos! montamos a tenda e tivemos direito a um sumo de laranja e um copo bem cheio de licor! tivemos direito a jantar dentro de casa e cozinhamos na sua cozinha! até um banho quente ele nos ofereceu! encontramos o sítio certo com as pessoas certas. também lá estava a sua filha, e a sua neta de 3 anos, da qual não conseguia tirar os olhos, de tão bonita! farruh, o rapaz que encontramos na rua, fez-nos companhia até a hora de irmos todos para a cama.
mais uma noite com chuva... lá está, tenda montada, noite com chuva! acordamos bem cedo
com a ideia de pegar nas bicicletas... tomamos o pequeno-almoço com o jean-louis e ele ofereceu-se para nos mostrar a cidade. uma manhã inteira a passear, a tomar café e fomos buscar a sua namorada para continuar o passeio. eu e o rafael iamos falando entre nós na possibilidade de ficarmos mais uma noite e ganhamos coragem para perguntar, se isso seria possível. a resposta foi positiva e ficamos bem mais descansados. almoçamos juntos e cada vez gostava mais deles. confiaram-nos as chaves de casa e sairam, deixando-nos sozinhos. a tarde foi passada a passear pela cidade e comer um dos melhores gelados que comi até hoje! é obrigatório ir até a gelataria chez ernesto! na rua do port! obrigatório! já em casa, com algumas mensagens enviadas, conseguimos arranjar casas para os próximos sítios!
jantamos todos juntos e como foi agradável! sessão de fotografias e sessão de risos... aprendi a comer alcachofras e favas cruas com sal e pimenta. foi nessa casa que uma menina de 3 anos me chamou "petite dame" e foi nessa casa que encontramos pessoas com um enorme coração! merci bouceaup jean-louis!
mais uma noite com chuva... mas uma noite bem dormida! partimos bem cedo rumo a roche-sur-yon. o caminho foi horrível! 78 kms que poderiam ter corrido lindamente se não fosse o vento, a chuva, os camiões e sublinho o pior, o vento!!!
mais uma casa agradável, mais um banho quente, mais comida na mesa... mais uma cama que espera por nós!

10.5.09

vídeos nos youtube!

mais videos no youtube! basta escrever 2numundo e vídeos lindos aparecerão!

8, 9 e 10 de maio - apaixonei-me por bordéus

éramos só para ficar duas noites mas há tanta coisa para ver, para sentir... decidimos ficar mais uma noite! mais uma vez ficamos numa casa onde nos sentimos bem! particularmente bem, onde a cada virar da cabeça, encontramos coisas diferentes! muitas especiarias, um cesto no chão com fruta e legumes, muitas compotas caseiras, muitos molhos com cheiros de diferentes países. é uma casa que se assemelha a bordéus! há uma mistura de culturas e claro, encontramos muitos portugueses, assim como marroquinos, turcos, iranianos, argelinos... muitas lojas típicas de cada país, assim como azeite português e presunto, numa tenda de portugueses, no mercado de sábado! sentimos a mistura de línguas, sentimos os olhares em nós. em todas as ruas há coisas para ver, há café onde fico com os olhos colados na sua decoração! dá vontade de entrar em todos e ficar apenas sentada a sorrir para toda a gente! há um café com sofás antigos que está cheio de livros! livros nas prateleiras, livros no chão, até livros na cozinha. mais parece uma sala de uma casa! outro com pequenas mesas antigas redondas, com uma velinhas com imagens cristãs, pinturas antigas nas paredes com uma poltrona verde, colada na parede. delicio-me com esses sítios!

passear pelas ruas de bordéus, é não pensar em dietas! andamos sempre com fome, e todo o que vemos, queremos comer! há lojas para todos os gostos! é uma cidade para todos! há a parte mais nova e a parte mais velha, e é obrigatório sentir as duas! é obrigatório tirar os sapatos e molhar os pés no grande espelho de água, e sermos uma das crianças que corre e que salta!
passamos os dias a caminhar, fazemos quilómetros a pé, e queremos ver todas as ruas! caminhar quilómetros para ver o museu "la base sous-marine" onde tivemos a oportunidade de ver uma exposição de pintura e de escultura que ambos gostamos muito, do bergeon (pintor) e do keramsi (escultor) e terminamos com uma sessão de fotografias muito divertidas!
depois do jantar, mais uma voltinha pela cidade e sabe tão bem ficar num grande jardim e ver tantas pessoas ainda na rua e sentadas na relva a conversar. as esplanadas estão cheias, as pessoas passeiam-se de bicicleta, de patins e de skate. tivemos noites quentes e terminamos o dia 10 num restaurante português, a beber um café português, com preço francês...
sinto que vai ser dificil sair daqui amanhã...


hum... que bom

pedaços de mim